DYNAMO V.C.

Histórico

Dynamo V.C. Administradora de Recursos Ltda nasceu em 1999, com o objetivo de participar de investimentos privados em ações. Atualmente a Dynamo atua ainda na gestão de fundo de investimento imobiliário.

A Dynamo V.C. é um desdobramento natural da Dynamo Administração de Recursos Ltda. Como exposto na descrição das características da Dynamo Administração, a Dynamo sempre acreditou que as melhores oportunidades de capturar valor no mercado de ações são aquelas que perfilam atributos que maturam num horizonte de investimento de médio/longo prazo. Adicionalmente, desde o início, adotamos uma postura de investidor ativo e participativo, interagindo com frequência e buscando proximidade com os executivos das companhias investidas. Por fim, o cuidado histórico através do qual buscamos constituir um passivo de alta qualidade, composto por investidores pacientes com horizonte de longo prazo, também nos permitiu ao longo do tempo acessar ativos de menor liquidez.

Estas disposições basicamente definem as principais características dos investimentos privados. Portanto, numa palavra, sempre tivemos um enfoque privado nos investimentos públicos e a constituição da Dynamo V.C. surge como desdobramento natural das nossas atividades de gestão.

Repetem-se, portanto, na Dynamo V.C., basicamente a mesma Estrutura, Perfil e Estratégia de Investimentos descritos na Dynamo Administração.

Estrutura

Dynamo é uma partnership, onde todos os sócios estão envolvidos na nossa única atividade, a gestão dos fundos.

Todo o trabalho de back office, ou seja, - custódia, liquidação, cálculo de cotas, tesouraria e contabilidade - é terceirizado. Parte relevante do patrimônio dos sócios está investida nos fundos administrados pela Dynamo.

Perfil

Dynamo possui algumas características fundamentais que definem o perfil da nossa empresa e a fazem distinta da maioria dos demais gestores no mercado. São elas:

  • Independência
    Empresa de administração de recursos totalmente independente, o que elimina conflitos de interesses.
  • Foco
    A Dynamo atua exclusivamente na gestão de fundo de investimento imobiliário e na gestão e administração fiduciária de fundos de investimento em participações, sendo a atividade de administração fiduciária desenvolvida exclusivamente para fundos de investimento em participação sob sua gestão.  Nosso sucesso depende exclusivamente da nossa performance.
  • Value investor
    O principal critério de investimento é a análise fundamentalista baseada na determinação do valor intrínseco do negócio, com horizonte de retorno de médio/longo prazo e preocupação com a preservação patrimonial dos nossos cotistas.
  • Comprometimento
    Parte relevante do patrimônio dos sócios está investida nos fundos administrados pela Dynamo.
  • Reputação
    Decisões pautadas pelo alto padrão ético e pela preocupação com o zelo da nossa reputação.
  • Transparência
    Estratégia de investimento e critérios de gestão bem estabelecidos desde o início. Canal de comunicação franco e permanentemente aberto com os nossos cotistas.
  • Históricos
    Resultados consistentes a longo prazo.

Estratégia de Investimento

Estas características fundamentais são as bases sobre as  quais se apoiam nossa estratégia de investimento, cujos principais elementos são:

  • Critério de investimentos fundamentalista. Só investimos onde julgamos entender o negócio. Não somos market timers
    Não pretendemos adivinhar a psicologia dos mercados. Não usamos derivativos para alavancar os fundos.
  • Preocupação com preservação patrimonial.
  • Escolha de ativos e companhias de qualidade, com administração competente e íntegra, atividade rentável, potencial de crescimento e política corporativa que busque a criação de valor para os acionistas.
  • Investidores presentes, procurando colaborar pró-ativamente com as companhias a fim de adicionar valor ao negócio. Atitude de sócio ativo e não de minoritário passivo.
  • Estabelecimento de um estreito relacionamento com os administradores das empresas.

Nossa prática de gestão comporta então duas grandes tarefas:

i  - O trabalho de seleção, onde se procura definir os investimentos, a partir de um estudo criterioso, detalhado e abrangente de identificação do valor intrínseco;

ii - O trabalho de monitoramento, onde se procura acompanhar o desenvolvimento das empresas e sugerir práticas corporativas visando maximizar o valor previamente identificado.

Desde sua criação, a Dynamo vem desenvolvendo uma capacidade própria de pesquisa e acompanhamento de empresas que transcende as definições ortodoxas dos departamentos de análise de bancos de investimento e de corretoras. Acreditamos que somente o estudo contínuo e profundo de uma empresa e seu respectivo setor permite a percepção correta de seu valor presente e futuro.

Neste sentido, não pretendemos saber antecipar os movimentos de curto prazo do mercado acionário brasileiro, nem jamais investimos onde julgamos não entender suficientemente os fundamentos subjacentes. A análise é a base de nossa decisão de investir e o conhecimento é nosso melhor critério de avaliação de risco.

A partir da identificação do valor "fundamental", já na condição de acionista da empresa, a Dynamo procura trabalhar junto à companhia no sentido da realização deste valor em benefício de todos os acionistas.

Enquanto acionistas ativos, procuramos sugerir às companhias decisões corporativas que conduzam à máxima geração de valor e liquidez para todos os acionistas. Na grande maioria dos casos, os interesses dos controladores estão alinhados a este objetivo, sendo a postura da Dynamo cordialmente colaborativa. Contudo, em algumas poucas situações, temos que buscar através da sadia persuasão dos argumentos racionais e, até eventualmente, dos dispositivos legais, os instrumentos para fazermos valer nossas convicções e nossos direitos.

Documentos

Formulário de Referência

Manual de Ética e Compliance

Política de Investimento Pessoal

Política de Investimento de Carteiras Próprias

Política de Gerenciamento de Riscos

Política de Alocação de Ativos